Início > Noticias > ASCO GU 2025 - Validação do painel PORTOS de expressão gênica como preeditor de resposta à radiação da próstata em estudos de fase 3

ASCO GU 2025 - Validação do painel PORTOS de expressão gênica como preeditor de resposta à radiação da próstata em estudos de fase 3

em Fevereiro 2025

teste

Em 13/2/2025, foi apresentado pelo Dr. Shuang Zhao o estudo "Gene signature predictor of dose-response to prostate radiation: Validation of PORTOS in phase III trials".

PORTOS é um painel de assinatura gênica cuja sigla significa Post-Operative Radiation Therapy Outcomes Score, que foi desenvolvida a partir da plataforma Decipher combinando a análise de expressão de genes de reparo de DNA e genes de resposta à radiação.

Em uma coorte inicial, os autores já haviam demonstrado que pacientes com o escore PORTOS alto (mas não os pacientes com escore PORTOS baixo) poderiam se beneficiar de radioterapia pós-operatória em termos de terem menor incidência cumulativa de metástases.

Esse estudo avaliou o papel do PORTOS em dois estudos de fase 3: SAKK 09/10 (RT de salvamento 64 Gy vs. 70 Gy) e RTOG 0126 (RT definitiva para o primário 70,2 Gy vs. 79,2 Gy). 

No estudo SAKK 09/10, a presença de um escore PORTOS alto foi associada a maior benefício com o escalonamento de dose.

O mesmo ocorreu no estudo RTOG 0126, evidenciando que o escore PORTOS é um preditor de resposta ao escalonamento de dose da radioterapia no cenário de salvamento e RT para o primário.