Início > Noticias > ASCO 2025 - Sub-análise do STAMPEDE avaliando uso de modelo de inteligência artificial multimodal como preditor de benefício de ARPIs no câncer de próstata não-metastático

ASCO 2025 - Sub-análise do STAMPEDE avaliando uso de modelo de inteligência artificial multimodal como preditor de benefício de ARPIs no câncer de próstata não-metastático

em Junho 2025

teste

Em 3/6/2025, foi apresentado na ASCO 2025 um estudo derivado do STAMPEDE que utilizou um modelo de inteligência artificial multimodal (MMAI) para identificar pacientes com câncer de próstata de alto risco, não metastático (N0M0) mais propensos a se beneficiar do uso de inibidores da via do receptor androgênico (ARPI), como a abiraterona. O modelo MMAI combina dados clínicos, patológicos e de imagem digital, permitindo uma estratificação prognóstica individualizada baseada em aprendizado de máquina.

O estudo foi conduzido como uma subanálise dos pacientes M0 do STAMPEDE. A inteligência artificial foi aplicada retrospectivamente para gerar escores prognósticos (MMAI score), que permitiram classificar os pacientes em grupos de risco e avaliar o benefício relativo da adição de abiraterona ao tratamento padrão.

Os resultados demonstraram que o MMAI score foi fortemente prognóstico, identificando um subgrupo (quartil superior de risco) com maior benefício clínico do uso de abiraterona, em termos de sobrevida livre de metástases e sobrevida câncer de próstata específica. Em contraste, pacientes com baixo risco pelo MMAI score mostraram benefício mínimo com a intensificação do tratamento.

O estudo destaca o potencial da inteligência artificial para guiar decisões terapêuticas e evitar tratamento excessivo em pacientes com doença não-metastática. Entre as limitações apontadas estão a necessidade de validação prospectiva e a aplicabilidade do modelo em cenários clínicos fora do STAMPEDE. Estudos futuros provavelmente irão buscar integrar o MMAI em ensaios clínicos randomizados e em outras populações de pacientes.