Carregando...
Resumos Comentados > Abemaciclibe em combinação com abiraterona em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração: resultados do estudo CYCLONE 2

Abemaciclibe em combinação com abiraterona em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração: resultados do estudo CYCLONE 2

Autores do Artigo: 

Matthew Smith et al.

Journal

The Lancet Oncology

Data da publicação

Novembro 2025

Autor do Resumo

Editor de Seção

  

Introdução

Em novembro de 2025, foi publicado na revista The Lancet Oncology o estudo CYCLONE 2, que avaliou a combinação do inibidor de CDK4/6 abemaciclibe com abiraterona em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração. A hipótese era que a inibição conjunta da via do receptor androgênico e do ciclo celular poderia atrasar a progressão da doença, à semelhança do que ocorre no câncer de mama hormônio-dependente. O estudo buscou determinar se essa estratégia traria ganho em sobrevida livre de progressão radiográfica em comparação com abiraterona isolada. Confira abaixo mais detalhes do estudo:

Objetivo

Avaliar a eficácia e a segurança da adição de abemaciclib ao tratamento padrão com abiraterona e prednisona/prednisolona em homens com câncer de próstata metastático resistente à castração, sem uso prévio de inibidores da via do receptor de andrógeno.

Desenho do estudo

Ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, de fase 3, com desenho adaptativo em três fases.

Número de pacientes

Foram incluídos 393 pacientes, sendo 206 no grupo abemaciclibe + abiraterona e 187 no grupo placebo + abiraterona.

Período de inclusão

De 26 de novembro de 2018 a 20 de julho de 2022.

Materiais e Métodos

Foram elegíveis homens com adenocarcinoma prostático metastático confirmado e progressão radiográfica ou de PSA sob castração contínua. O uso prévio de docetaxel para doença sensível à castração foi permitido, mas pacientes previamente expostos a abiraterona, enzalutamida, apalutamida, darolutamida ou inibidores de CDK4/6 foram excluídos. Os pacientes foram randomizados 1:1 para abemaciclibe 200 mg duas vezes ao dia ou placebo, ambos em associação com abiraterona 1000 mg uma vez ao dia e prednisona ou prednisolona 5 mg duas vezes ao dia. As avaliações radiográficas (tomografia, ressonância e cintilografia óssea) foram realizadas no início, a cada 8 semanas até a semana 25 e, depois, a cada 12 semanas.

Desfechos

O desfecho primário foi a sobrevida livre de progressão radiográfica avaliada pelo investigador, definida como o tempo da randomização até progressão por RECIST 1.1 ou critérios PCWG3, ou morte. Os principais desfechos secundários incluíram sobrevida global, sobrevida livre de progressão radiográfica por revisão independente, tempo até progressão de PSA, tempo até progressão sintomática, tempo até piora da dor, resposta objetiva e segurança.

Critérios de inclusão e exclusão mais relevantes

Foram incluídos pacientes com ECOG 0 ou 1 e doença metastática resistente à castração documentada por imagem. Foram excluídos pacientes tratados previamente com inibidores da via do receptor androgênico ou de CDK4/6, além daqueles com outra neoplasia ativa concomitante.

Resultados

As características basais foram equilibradas entre os grupos. A mediana de idade foi de 69,5 anos no grupo abemaciclib e 70,0 anos no grupo controle. A maioria apresentava doença de alto risco, com escore de Gleason ≥8 em 71% e 66%, respectivamente. O uso prévio de docetaxel para doença sensível à castração foi registrado em 37% e 34%, e a presença de metástases viscerais em 18% e 17%. A mediana de PSA basal foi de 15,6 µg/L e 13,9 µg/L. A mediana de seguimento foi de 26,3 meses no grupo abemaciclibe e 25,6 meses no grupo controle.

O desfecho primário não foi atingido: a sobrevida livre de progressão radiográfica foi de 22,0 meses (IC95% 19,3–27,5) com abemaciclibe + abiraterona e de 20,3 meses (IC95% 16,5–24,4) com placebo + abiraterona (HR 0,83; IC95% 0,62–1,11; p=0,21). A sobrevida global estava imatura (HR 0,93; IC95% 0,67–1,29).

O tempo até progressão de PSA foi maior com abemaciclibe (22,2 vs 16,6 meses; HR 0,64; p=0,0026). Entre os pacientes com doença mensurável, as taxas de resposta objetiva foram de 45% e 55%, respectivamente.

Eventos adversos de grau ≥3 ocorreram em 68% dos pacientes tratados com abemaciclib e em 51% no grupo controle. Os eventos mais comuns no braço experimental foram anemia (14%), neutropenia (13%) e elevação de alanina aminotransferase (9%). Três óbitos relacionados ao tratamento por doença pulmonar intersticial ocorreram apenas no grupo abemaciclibe.

Conclusão do Trabalho

A adição de abemaciclibe à abiraterona e prednisona/prednisolona não melhorou a sobrevida livre de progressão radiográfica em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração. O perfil de segurança foi compatível com o uso isolado das drogas, embora com maior incidência de eventos hematológicos e hepáticos.

Comentário Editorial

O CYCLONE 2 é o primeiro ensaio de fase 3 a investigar um inibidor de CDK4/6 no câncer de próstata. Apesar da fundamentação biológica consistente e do sinal preliminar observado na fase 2, a combinação do abemaciclibe com abiraterona não resultou em benefício clínico. A ausência de seleção molecular — particularmente quanto à integridade da via da proteína do retinoblastoma (RB1), essencial à ação do abemaciclibe — pode ter contribuído para o resultado. Pacientes com características de pior prognóstico apresentaram tendência a benefício, mas sem significância estatística. Diferentemente do cenário do câncer de mama hormônio-dependente, a inibição dupla de CDK4/6 e da via do receptor androgênico não demonstrou eficácia no mCRPC e, portanto, não tem papel estabelecido na prática clínica atual.

Referência

Smith M, Piulats J, Todenhöfer T, Lee J-L, Arranz Arija J, Mazilu L, et al. Abemaciclib plus abiraterone in patients with metastatic castration-resistant prostate cancer (CYCLONE 2): a randomised, double-blind, placebo-controlled, phase 3 trial. Lancet Oncology. Published online November 2025. doi:10.1016/S1470-2045(25)00475-9.

Outros Resumos