
Existe um vencedor? Ensaio clínico prospectivo randomizado comparando o laser de fibra de túlio SuperPulse com o laser de Holmium:YAG de alta potência modulado por pulso para cirurgia intrarrenal retrógrada
Autores do Artigo
Revista
Data da publicação
Autor do Resumo

Editor

Publicação do Resumo
Introdução
A cirurgia retrógrada intrarrenal (RIRS) tem avançado com o desenvolvimento de lasers de alta potência, destacando-se o laser de fibra de Thulium Super Pulse (TFL) e o laser de Holmium:YAG (Ho:YAG) com modulação de pulso. Embora existam estudos comparando essas tecnologias, limitações metodológicas comprometem a comparação precisa entre elas. Este estudo comparou a eficácia do TFL e do Ho:YAG com modulação de pulso no tratamento de cálculos exclusivamente renais com diâmetro entre 5 e 20 mm, utilizando TC para avaliação objetiva dos resultados.
Objetivo
Comparar a eficiência de litotripsia, a SFR e complicações entre TFL e o Ho:YAG de alta potência com modulação de pulso no tratamento de cálculos renais.
Desenho do estudo
Estudo prospectivo, randomizado e unicêntrico
Número de pacientes
66
Período de inclusão
Janeiro de 2022 a novembro de 2023
Materiais e Métodos
Foram incluídos pacientes com cálculos intrarrenais confirmados por TC com diâmetro entre 5 e 20 mm. Os pacientes foram randomizados para RIRS com TFL (60 W) ou Ho:YAG (120 W). O desfecho primário foi a taxa livre de cálculo 6 semanas após o procedimento, avaliada por tomografia computadorizada. Os desfechos secundários incluíram tamanho dos fragmentos residuais, eficiência do laser, tempo de fragmentação e complicações pós-operatórias. A análise estatística utilizou os testes qui-quadrado, exato de Fisher e Mann-Whitney U, com nível de significância de 5% (p < 0,05).
Desfechos
O desfecho primário foi a taxa livre de cálculo 6 semanas após o procedimento, avaliada por tomografia computadorizada.
Os desfechos secundários incluíram tamanho dos fragmentos residuais, eficiência do laser, tempo de fragmentação e complicações pós-operatórias
Resultados
Conclusão do Trabalho
Não houve diferenças estatísticas entre os grupos em relação ao consumo de energia, tempo de litotripsia, atividade do laser, visitas ao pronto-socorro ou reinternações.
Comentário Editorial
Diversos estudos já tentaram comparar a eficácia do TFL e do Ho:YAG em suas diferentes versões. Este, no entanto, é o primeiro trial a comparar o Thulium e o Ho:YAG com modulação de pulso exclusivamente para tratamento de cálculos renais, e realizando o padrão-ouro de follow-up: controle tomográfico no pós operatório. A não utilização da bainha ureteral e irrigação de alta pressão foram formas de tentar aproximar os resultados do mundo real – no qual supostamente o laser com maior capacidade de pulverização deixa menos fragmentos. Os resultados até o momento, contudo, ratificam achados de estudos anteriores: ambos os sistemas tem taxas semelhantes de eficiência (SFR) e de complicações, e a escolha da energia, portanto, deve ser individualizada e feita de acordo com a preferência do cirurgião. Estudos futuros seguem necessários para de fato elucidarmos essa questão.
Referência
Gupta K, Ricapito A, Connors C, et al. Is There a Winner? Prospective Randomized Controlled Trial Comparing SuperPulse Thulium Fiber Laser vs Pulse-Modulated High-Power Holmium:YAG Laser for Retrograde Intrarenal Surgery. J Urol. 2025;213(3):274-282. doi:10.1097/JU.0000000000004310.
Outros Resumos
-
Postado: dez/2024
Nectina-4 nas Malignidades Geniturinárias: Uma Revisão Sistemática