Início > Noticias > ASCO GU 2025 - Impacto da recuperação da testosterona na sobrevida global após terapia de privação androgênica: dados de estudo de fase 3

ASCO GU 2025 - Impacto da recuperação da testosterona na sobrevida global após terapia de privação androgênica: dados de estudo de fase 3

em Fevereiro 2025

teste

Em 13/2/2025, foi apresentado pelo Dr. Abdenour Nabid o estudo "Impact of testosterone recovery after androgen deprivation therapy on overall survival in patients with high-risk prostate cancer: Long-term data from a phase III trial".

Os autores realizaram uma análise post hoc do estudo PCS 4 que randomizou pacientes com câncer de próstata de alto risco para realizarem terapia de privação androgênica por 36 meses versus 18 meses. A testosterona sérica foi coletada de forma prospectiva e a recuperação da testosterona foi definida como um retorno ao nível dentro do valor normal de cada instituição. 

De 630 pacientes incluídos, 530 tinham testosterona mensurável no baseline e durante o follow-uo. O tempo mediano de seguimento foi de 17,4 anos. Um total de 52% dos pacientes recuperaram a testosterona para o nível normal, sendo que 57% no grupo 18 meses e 44% no grupo 36 meses. O tempo mediano de recuperação de testosterona foi de 3,6 anos. 

A sobrevida global foi menor entre os pacientes que não recuperaram testosterona para níveis normais, demonstrando o impacto do hipogonadismo nessa população. A recuperação de testosterona foi associada a menor risco de morte na análise multivariada (HR 0,690. 

 

  Recuperação de testosterona Sem recuperação de testosterona
Sobrevida global em 10 anos 76% 55%
Sobrevida global em 15 anos 44% 30%