
Comparação do PNL Convencional com ECIRS no Tratamento de Cálculos Renais Staghorn Completos
Autores do Artigo
Revista
Data da publicação
Autor do Resumo

Editor

Publicação do Resumo
Introdução
A ECIRS (Endoscopic Combined Intrarrenal Surgery) trata-se de uma cirurgia versátil no tratamento da urolitíase, com acesso anterógrado e retrógrado em um mesmo tempo cirúrgico, e que vem se firmando cada vez mais como principal técnica em termos de eficácia (taxa livre de cálculos) em casos complexos.
Objetivo
Objetivo é comparar os resultados da nefrolitotomia percutânea convencional (NPC) vs. da ECIRS no tratamento de cálculos renais coraliformes completos.
Desenho do estudo
Estudo retrospectivo
Número de pacientes
177
Período de inclusão
2007 a 2022
Materiais e Métodos
O Estudo analisou desfechos clínicos e resultados cirúrgicos dos pacientes adultos submetidos a NPC e ECIRS, entre janeiro de 2007 e janeiro de 2022. Comparou-se tempo de fluoroscopia, número de acessos percutâneos, tempo cirúrgico, tempo de internação, queda de hemoglobina (Hb), complicações e taxas livres de cálculos.
Resultados
Foram estudados 132 procedimentos de NPC e 45 de ECIRS. A análise comparativa revelou que o tempo de fluoroscopia, o tempo cirúrgico, o tempo de internação, o número de acessos e a queda de Hb foram significativamente menores no grupo ECIRS em comparação ao grupo NPC. Vale ressaltar que nenhum paciente submetido a cirurgia combinada foi submetido a mais de um acesso percutâneo. Embora as taxas de ausência de cálculos tenham sido de 48,5% no grupo NPC e 64,4% no grupo ECIRS, não houve significância estatística. Quanto às complicações, o valor mediano do foi 1 (1-7) nos pacientes submetidos a NPC e 1 (1-5) nos submetidos a ECIRS, com diferença significativa entre os grupos (p=0,026).
Comentário Editorial
A ECIRS é um método cirúrgico eficaz, e mais seguro para o tratamento de cálculos coraliformes completos do que a NPC. Trabalhos prospectivos são necessários para comprovar a superioridade da ECIRS com relação a taxa livre de cálculos.
A ECIRS vem sendo colocada como o novo padrão ouro no tratamento da urolitíase complexa. Não faltam razões para tal, já que trata-se de um procedimento que pode auxiliar o urologista desde o seu início – seja na inspeção do rim, na escolha do local a ser puncionado, na punção e/ou na obtenção de um fio through and trhough -, no transcorrer do procedimento – dilatação sob visão, fragmentação simultânea de cálculos via retrógrada e anterógrada, diminuição da pressão renal -, até o seu término – revisão final da mucosa, avaliação e retirada de fragmentos residuais. Supreendentemente, o paper em discussão não mostrou melhor taxa de stone free na ECIRS comparada a NPC convencional no tratamento de cálculos coraliformes complexos; porém, conclui que mais trabalhos são necessários para elucidar essa questão. Entretanto, revelou que a ECIRS tem melhores desfechos como menor tempo cirúrgico, menor sangramento, e menor tempo de internação; fatores que demonstram superioridade dessa técnica com relação a NPC.
Referência
Goktug HNG, Ozturk U, Cimen S, Kaymak S, Dogan AE, Imamoglu MA. Comparison of the Conventional PNL with Ecirs in the Treatment of Complete Staghorn Kidney Stones. J Coll Physicians Surg Pak. 2023 Mar;33(3):346-351. doi: 10.29271/jcpsp.2023.03.346. PMID: 36945168.
Outros Resumos
-
Postado: dez/2024
Nectina-4 nas Malignidades Geniturinárias: Uma Revisão Sistemática