Início > Resumos Comentados > Existe um vencedor? Ensaio clínico prospectivo randomizado comparando o laser de fibra de túlio SuperPulse com o laser de Holmium:YAG de alta potência modulado por pulso para cirurgia intrarrenal retrógrada

Existe um vencedor? Ensaio clínico prospectivo randomizado comparando o laser de fibra de túlio SuperPulse com o laser de Holmium:YAG de alta potência modulado por pulso para cirurgia intrarrenal retrógrada

Autores do Artigo

Gupta K, Ricapito A, Connors C, et al.

Revista

Journal of Urology

Data da publicação

Março 2025

Autor do Resumo

Editor

Publicação do Resumo

Maio 2025

  

Introdução

A cirurgia retrógrada intrarrenal (RIRS) tem avançado com o desenvolvimento de lasers de alta potência, destacando-se o laser de fibra de Thulium Super Pulse (TFL) e o laser de Holmium:YAG (Ho:YAG) com modulação de pulso. Embora existam estudos comparando essas tecnologias, limitações metodológicas comprometem a comparação precisa entre elas. Este estudo comparou a eficácia do TFL e do Ho:YAG com modulação de pulso no tratamento de cálculos exclusivamente renais com diâmetro entre 5 e 20 mm, utilizando TC para avaliação objetiva dos resultados.

Objetivo

Comparar a eficiência de litotripsia, a SFR e complicações entre TFL e o Ho:YAG de alta potência com modulação de pulso no tratamento de cálculos renais.

Desenho do estudo

Estudo prospectivo, randomizado e unicêntrico

Número de pacientes

66

Período de inclusão

Janeiro de 2022 a novembro de 2023

Materiais e Métodos

Foram incluídos pacientes com cálculos intrarrenais confirmados por TC com diâmetro entre 5 e 20 mm. Os pacientes foram randomizados para RIRS com TFL (60 W) ou Ho:YAG (120 W). O desfecho primário foi a taxa livre de cálculo 6 semanas após o procedimento, avaliada por tomografia computadorizada. Os desfechos secundários incluíram tamanho dos fragmentos residuais, eficiência do laser, tempo de fragmentação e complicações pós-operatórias. A análise estatística utilizou os testes qui-quadrado, exato de Fisher e Mann-Whitney U, com nível de significância de 5% (p < 0,05).

Desfechos

O desfecho primário foi a taxa livre de cálculo 6 semanas após o procedimento, avaliada por tomografia computadorizada.

Os desfechos secundários incluíram tamanho dos fragmentos residuais, eficiência do laser, tempo de fragmentação e complicações pós-operatórias

Resultados

Stone free rate: 79% no grupo Ho:YAG vs. 82% no grupo TFL (p = 0,8).
Fragmentos residuais < 3 mm: 18% no grupo Ho:YAG vs. 6,1% no grupo TFL (p = 0,3).
Fragmentos residuais ≥ 3 mm: 3% no grupo Ho:YAG vs. 12% no grupo TFL (p = 0,4).
Eficiência do laser (mm³/J): 0,038 (Ho:YAG) vs. 0,055 (TFL) (p = 0,16).
Velocidade de ablação (mm³/s): 0,40 (Ho:YAG) vs. 0,42 (TFL) (p > 0,9).
Complicações (Clavien-Dindo ≤ 2): 6,1% no grupo Ho:YAG vs. 9,1% no grupo TFL (p > 0,9).
 
Não houve diferenças estatísticas entre os grupos em relação ao consumo de energia, tempo de litotripsia, atividade do laser, visitas ao pronto-socorro ou reinternações.

Conclusão do Trabalho

Não houve diferenças estatísticas entre os grupos em relação ao consumo de energia, tempo de litotripsia, atividade do laser, visitas ao pronto-socorro ou reinternações.

 

 

Comentário Editorial

Diversos estudos já tentaram comparar a eficácia do TFL e do Ho:YAG em suas diferentes versões. Este, no entanto, é o primeiro trial a comparar o Thulium e o Ho:YAG com modulação de pulso exclusivamente para tratamento de cálculos renais, e realizando o padrão-ouro de follow-up: controle tomográfico no pós operatório. A não utilização da bainha ureteral e irrigação de alta pressão foram formas de tentar aproximar os resultados do mundo real – no qual supostamente o laser com maior capacidade de pulverização deixa menos fragmentos. Os resultados até o momento, contudo, ratificam achados de estudos anteriores: ambos os sistemas tem taxas semelhantes de eficiência (SFR) e de complicações, e a escolha da energia, portanto, deve ser individualizada e feita de acordo com a preferência do cirurgião. Estudos futuros seguem necessários para de fato elucidarmos essa questão.

Referência

Gupta K, Ricapito A, Connors C, et al. Is There a Winner? Prospective Randomized Controlled Trial Comparing SuperPulse Thulium Fiber Laser vs Pulse-Modulated High-Power Holmium:YAG Laser for Retrograde Intrarenal Surgery. J Urol. 2025;213(3):274-282. doi:10.1097/JU.0000000000004310.

Outros Resumos