Resumos Comentados
Os últimos avanços da Urologia em suas mãos! Confira abaixo os resumos mais recentes publicados no portal. Para acessar mais conteúdos, clique na seção de seu interesse, leia os resumos ou ouça no Spotify.
Agenda de Eventos
Fique por dentro dos principais eventos de Urologia!
Confira as próximas conferências, congressos e simpósios que você não pode perder. Planeje-se e participe dos maiores encontros da comunidade urológica.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Encontro Brasileiro de Enucleação e Terapias da próstata
25/09 a 27/092025Curitiba, Paraná -
-
-
-
Confira os nossos vídeos
Explore uma seleção exclusiva de vídeos educativos e informativos sobre os temas mais relevantes da Urologia.
Últimas Notícias
Fique atualizado com as principais notícias da Urologia! Acompanhe as novidades, estudos recentes e informações que fazem diferença na área.
-
POSTADO: jul/2025
ASCO 2025 – Qualidade de vida relacionada à saúde com darolutamida no estudo de fase 3 ARANOTE
Em 3/6/2025, foi apresentado na ASCO 2025 uma análise do estudo de fase 3 ARANOTE, que avaliou os efeitos de darolutamida sobre qualidade de vida relacionada à saúde (HRQoL) em pacientes com câncer de próstata metastático sensível à castração (mHSPC) tratados com ADT. O estudo ARANOTE foi um estudo randomizado que comparou ADT + darolutamida versus ADT isolado em pacientes com mHSPC.
-
POSTADO: jul/2025
ASCO 2025 – Classificação transcriptômica da inativação do PTEN para prever benefício de sobrevida com docetaxel no início do ADT em pacientes com câncer de próstata metastático: sub-análise do estudo STAMPEDE
Em 3/6/2025, foi apresentado na ASCO 2025 um estudo translacional baseado no STAMPEDE que avaliou a classificação transcriptômica da inativação do gene PTEN como ferramenta preditiva para benefício de docetaxel combinado à terapia de privação androgênica (ADT) em pacientes com câncer de próstata sensível à castração metastático (mCSPC).
-
POSTADO: jun/2025
ASCO 2025 - Significância prognóstica de PSA>0,2 após 6 e 12 meses em pacientes com câncer de próstata metastático sensível à hormonioterapia em intensificação de tratamento com ARPIs - Análise do registro de vida real IRONMAN
Em 3/6/2025, foi apresentado na ASCO 2025 um estudo de análise de vida real envolvendo dados do consórcio internacional IRONMAN (123 centros em 15 países), que avaliou o valor prognóstico do PSA >0,2 ng/mL após 6 a 12 meses de tratamento com inibidores da via do receptor androgênico (ARPI) em pacientes com câncer de próstata metastático sensível à castração (mHSPC).
-
POSTADO: jun/2025
ASCO 2025 - Sub-análise do STAMPEDE avaliando uso de modelo de inteligência artificial multimodal como preditor de benefício de ARPIs no câncer de próstata não-metastático
Em 3/6/2025, foi apresentado na ASCO 2025 um estudo derivado do STAMPEDE que utilizou um modelo de inteligência artificial multimodal (MMAI) para identificar pacientes com câncer de próstata de alto risco, não metastático (N0M0) mais propensos a se beneficiar do uso de inibidores da via do receptor androgênico (ARPI), como a abiraterona. O modelo MMAI combina dados clínicos, patológicos e de imagem digital, permitindo uma estratificação prognóstica individualizada baseada em aprendizado de máquina.
-
POSTADO: jun/2025
ASCO 2025 - Estudo de fase 3 de CAN-2409 + Pró-droga em combinação com radioterapia para câncer de próstata localizado
Em 3/6/2025, foi apresentado na ASCO 2025 um estudo de fase 3 avaliando o papel do CAN-2409 + pró-droga em conjunto com radioterapia externa para pacientes com câncer de próstata localizado. CAN-2409 é uma terapia viral que leva a morte celular imunogênica através de um mecanismo inovador. Em resumo, o CAN-2409 é um adenovirus incapaz de se replicar e que codifica o gene HSV-tk, e que necessita ser injetado diretamente no tecido alvo.
-
POSTADO: jun/2025
FDA aprova darolutamida em monoterapia para o tratamento do câncer de próstata metastático sensível à hormonioterapia
Em 03/06/2025, o FDA aprovou darolutamida (Nubeqa) para câncer de próstata metastático sensível à castração após o estudo fase III ARANOTE demonstrar redução de 46 % no risco de progressão radiográfica (HR 0,54) frente ao placebo, sem ganho significativo de sobrevida global. A dose recomendada é 600 mg VO duas vezes ao dia até progressão da doença ou toxicidade inaceitável.
-
POSTADO: jun/2025
ASCO 2025 - 161-Terbium-PSMA-I&T em pacientes com mCRPC (VIOLET trial)
Em 2/6/2025, foram apresentados os resultados do estudo VIOLET pelo Dr. Michael Hofman do Peter MacCallum Cancer Centre. Este foi o primeiro estudo avaliando o uso de térbium-161 em seres humanos. Térbium-161 é um emissor de partículas Beta, de modo semelhante ao lutécio-177, mas também emite Auger e elétrons de conversão, com ação em amplitude menor nos tecidos. Modelos murinos e de dosimetria demonstram maior atividade citotóxica e concentração de radiação no núcleo celular com o tratamento de Térbium-161 em comparação ao lutécio-177.
-
POSTADO: jun/2025
ASCO 2025 - 177-Lutécio-PSMA-617 no câncer de próstata metastático sensível à hormonioterapia (BULLSEYE trial)
Em 2/6/2025, foi apresentado na ASCO 2025 o BULLSEYE trial. Trata-se de um estudo de fase 2 investigando o papel do 177-Lutécio-PSMA-617 no câncer de próstata oligometastático sensível à hormonioterapia. Trata-se de um estudo de fase 2 aberto, randomizado, internacional, multicêntrico, que randomizou 58 pacientes para watchful waiting ou 2 (+2) ciclos de Lu-PSMA 7,4 GBq. O objetivo primário era avaliar progressão de doença, definida por aumento de 100% do PSA, progressão clínica ou radiográfica.
-
POSTADO: jun/2025
Ressonância magnética (MRI) avançada e terapia focal ajudam homens com câncer de próstata a adiar com segurança a cirurgia e a radioterapia.
Um estudo liderado pelo UCLA Health Jonsson Comprehensive Cancer Center mostrou que o uso de ressonância magnética (MRI) avançada e terapia focal pode tornar a vigilância ativa uma opção mais segura e duradoura para homens com câncer de próstata de baixo a médio risco.
A pesquisa, envolvendo 869 homens acompanhados por até 12 anos, indicou que a MRI pode substituir biópsias repetidas com alta precisão, identificando cânceres estáveis em até 95% dos casos de baixo risco.
-
POSTADO: jun/2025
ASCO 2025 - Avaliação de hematopoiese clonal em pacientes tratados no estudo TheraP (Lu-PSMA vs. cabazitaxel)
Em 1/6/2025, foi apresentada uma análise post-hoc do estudo TheraP avaliando a presença de hematopoiese clonal entre os pacientes. O estudo TheraP foi um estudo de fase 2 que randomizou pacientes com mCRPC para receberem lutécio-PSMA ou cabazitaxel. Os investigadores observaram que a hematopoiese clonal era um achado comum antes dos tratamentos, tendo sido observada em 76% dis casos, como esperado para a idade mediana de 72 anos, sem diferença entre os grupos, com genes mais alterados sendo DNTMT3A 39%) e TET2 (25%).
-
POSTADO: jun/2025
ASCO 2025 - Análise exploratória por subgrupo de genes na população HRR-deficiente do estudo TALAPRO-2
Em 1/6/2025, foi apresentada uma análise exploratória avaliando potenciais associações de eficácia com alterações em genes específicos entre os pacientes com HRR-deficiente do estudo TALAPRO-2. O estudo TALAPRO-2 foi um estudo de fase 3 que incluiu pacientes com mCRPC em primeira linha para receberem talazoparibe ou placebo + enzalutamida. O estudo já havia demonstrado benefício em rPFS e OS na coorte de pacientes não selecionada e em pacientes com deficiência de HRR.
-
POSTADO: jun/2025
ASCO 2025 - CA209-8TY, estudo randomizado de fase 2 de nivolumabe + ipilimumabe com ou sem SBRT para pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração
Em 1/6/2025, foi apresentado o estudo CA 209-8TY, um estudo de fase 2 iniciado pelo investigador o qual randomizou 90 pacientes com mCRPC para imunoterapia com nivolumabe + ipilimumabe com ou sem SBRT em 1 sítio de metástase. Não houve diferença na taxa de resposta por PSA e resposta radiográfica entre os grupos, estando em volta de 20%. Desfechos clínicos com PSA PFS, rPFS e SG foram semelhantes entre os grupos.