Início > Resumos Comentados > Comparação de laser de hólmio:YAG, laser de fibra de túlio e laser pulsado ​​de túlio:YAG em tecidos moles: um estudo ex vivo

Comparação de laser de hólmio:YAG, laser de fibra de túlio e laser pulsado ​​de túlio:YAG em tecidos moles: um estudo ex vivo

Autores do Artigo

Kutchukian S, Chicaud M, Berthe L, et al.

Revista

BJU International

Data da publicação

Novembro 2024

Autor do Resumo

Editor

Publicação do Resumo

Maio 2025

  

Introdução

O artigo “Comparação de laser de hólmio:YAG, laser de fibra de túlio e laser pulsado ​​de túlio:YAG em tecidos moles: um estudo ex vivo” que foi publicado na revista BJU International em Novembro de 2024, aborda a comparação entre os três principais tipos de lasers utilizados atualmente na enucleação prostática: o laser de Holmium:YAG (Ho:YAG), o laser de fibra de túlio (TFL) e o laser de túlio:YAG pulsado (p-Tm:YAG). A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma condição comum em homens, e a enucleação prostática com laser é uma técnica endoscópica que utiliza essa fonte de energia para incisar o tecido prostático e  na hemostasia. 

Objetivo

O estudo buscou avaliar as interações entre os 3 tipos de laser e o tecido em um modelo renal suíno não perfundido.

Materiais e Métodos

O estudo foi conduzido utilizando rins suínos frescos para investigar as interações entre  laser e tecido. Foram comparados um laser de Holmium:YAG de 150W, um laser de fibra de Túlio de 60 W e um laser de Túlio:YAG pulsado de 100 W. As incisões a laser foram realizadas com fibras de 365 e 550 µm, a distâncias de 0 e 1 mm da superfície do tecido, com velocidade constante de 2 mm/s. 

Resultados

  • Incisões e coagulação: As profundidades, larguras e zonas de coagulação das incisões foram maiores com os lasers Ho:YAG e p-Tm:YAG em comparação ao TFL. Não houve carbonização com os lasers Ho:YAG e p-Tm:YAG, mas esse efeito foi comum com o TFL em altas frequências.
  • Forma das Incisões: As incisões com o laser p-Tm:YAG e TFL eram regulares e tubulares, enquanto as do laser Ho:YAG eram amplas e irregulares.
  • Comparação de Fibras: As incisões eram mais profundas com a fibra de 365 µm e mais largas com a fibra de 550 µm. A distância da fibra ao tecido só não influenciou a profundidade e a largura das incisões do laser p-Tm:YAG.

 

Comentário Editorial

O estudo encontrou diferenças significativas nas performances de incisão e coagulação entre os lasers testados. O laser de Túlio:YAG pulsado apresentou efeitos intermediários entre o laser de Holmium:YAG e laser de fibra de Túlio o que o torna uma alternativa eficaz para enucleação prostática. No estudo, esse laser causou no tecido uma coagulação homogênea sem carbonização e incisões mais uniformes. No entanto, esses resultados precisam ser investigados in vivo para avaliar o real impacto clínico dessas diferenças na prática e encontrar as configurações ideais para a enucleação prostática com esse laser. As limitações do estudo incluem o uso de um modelo renal suíno não perfundido, que pode não replicar completamente o processo de coagulação in vivo observado durante a enucleação prostática. Experimentos realizados em tecido vascularizado poderiam reproduzir mais precisamente as condições cirúrgicas.

Referência

Kutchukian S, Chicaud M, Berthe L, et al. Comparison of holmium:yttrium-aluminium-garnet (YAG), thulium fiber laser, and pulsed thulium:YAG lasers on soft tissue: an ex vivo study. BJU Int. 2024;134(5):763-772. doi:10.1111/bju.16447

Outros Resumos