
A Urodinâmica é Necessária para Identificar a Incontinência Urinária de Esforço Oculta?
Autores do Artigo
Revista
Data da publicação
Autor do Resumo

Editor

Publicação do Resumo
Introdução
O artigo “A Urodinâmica é Necessária para Identificar a Incontinência Urinária de Esforço Oculta?” publicado no World Journal of Urology em 2019, discute a utilidade do exame urodinâmico (UDS) em comparação com o exame físico (PE) para diagnosticar a incontinência urinária de esforço oculta (OSUI) em mulheres com prolapso de órgãos pélvicos (POP) avançado. A OSUI é a perda de urina que só se manifesta após a redução do prolapso e pode ser um preditor de incontinência após a cirurgia de correção do POP.
Objetivo
Comparar a eficácia do exame físico e do exame urodinâmico na detecção da incontinência urinária de esforço oculta em mulheres com POP estágio III e IV.
Desenho do estudo
Estudo prospectivo envolvendo 105 mulheres com POP estágio III ou IV, submetidas a exames de redução do prolapso e testes urodinâmicos entre janeiro e dezembro de 2015.
Número de pacientes
105 mulheres
Período de inclusão
Janeiro a Dezembro de 2015
Resultados
Conclusão do Trabalho
A urodinâmica e o exame físico são equivalentes para o diagnóstico de OSUI, sugerindo que o exame urodinâmico pode não ser necessário exclusivamente para identificar essa condição. No entanto, a urodinâmica pode ter um papel importante na avaliação de outras funções urinárias, como a atividade do detrusor, em mulheres com POP avançado.
Comentário Editorial
Referência
Hwang SM, Toledo LGM, Carramão SS, Frade AB, Matos AC, Auge AP. Is urodynamics necessary to identify occult stress urinary incontinence? World J Urol. 2019;37:189–193. DOI: https://doi.org/10.1007/s00345-018-2366-8
Outros Resumos
-
Postado: dez/2024
Nectina-4 nas Malignidades Geniturinárias: Uma Revisão Sistemática